Dicas Valiosas

Situações porque passa um filhote: ele estava com a mãe e irmãos, num lugar com pessoas, coisas, cheiros e sons específicos e pouco variáveis. Certo dia chega um estranho (mesmo que faça adaptação no canil, não é considerado membro da matilha), pega o filhote, o coloca numa grande caixa de transporte que anda e faz um barulho estranho, com cheiro estranho. Então chega num lugar mais estranho ainda, em sua casa, sozinho.

Então, o dono com toda boa vontade, comprou as camas mais caras, os brinquedos mais adequados ou pensa que lugar de cão é lá fora, senão fica mal acostumado. É possível conceber a confusão na cabeça daquele pequeno ser social? Sozinho em um lugar estranho. A mente dele tem uma coisa gravada lá que diz: solidão num lugar estranho = morte. Então essa é a sensação e o motivo dos gritos dos primeiros dias.

Dica 1

  • Passe a maior parte do tempo com o filhote onde ele deverá ficar quando estiver sozinho.

Dica 2

  • Brinque com os brinquedos dele, interaja. Apesar de brincar com você e sua família, você não será amigo desde o primeiro dia. Conquiste-o a cada minuto.

Dica 3

  • Durma com um paninho entre sua cabeça e o travesseiro e depois coloque sob o prato de ração dele, dessa forma haverá associação muito positiva com seu cheiro.

Dica 4

  • Evite buscar seu filhote em dia à noite se você deverá trabalhar ao amanhecer logo cedo. Vocês não terão tempo para interagir. A melhor coisa é pegá-lo num sábado pela manhã e passar o final de semana todinho com ele.

Dica 5

  • Na hora de dormir sabemos duas coisas: (um) o cão vai chorar se ficar sozinho, e (dois) você vai acabar mostrando pra ele que chorar faz você aparecer ou até funciona pra ir dormir na sua cama.